Madalyn Murray O’Hair (13 de abril de 1919 – vinte e nove de setembro de 1995) foi uma conhecida promotora do ateísmo nos Estados unidos. É muito conhecida pela demanda Murray contra Curlett, que conduziu a um histórico falha da Corte Suprema dos Estados unidos e que finalizou com a prática da oração nas escolas públicas dos Estados unidos.
Morreu junto com seu filho e sua neta em 1995, assassinados todos por um filiado de tua liga leiga que havia sido acusado de usurpar o dinheiro para a agregação e demitido portanto. Madalyn Mays nasceu no bairro de Beechview, em Pittsburgh, Pensilvânia, no ano de 1919, filha de Lena Christina Scholle e John Irwin Mays. Foi batizada na denominação presbiteriana. Graduou-Se no Instituto de Rossford,.
Em 1941, casou-se com John Henry Roths, contudo se separaram no momento em que ambos foram recrutados ao longo da Segunda Guerra Mundial, o Corpo de Fuzileiros navais dos Estados unidos, ela no Corpo de Mulheres do Exército. Em 1945, enquanto prestava serviço em um posto de criptografia pela Itália, iniciou um romance com um oficial, William J. Murray.
mas, Murray estava casado pelo rito católico e se recusou a se divorciar de tua esposa. Por tua porção, Madalyn Mays se divorciou de Roths e começou a utilizar o sobrenome de teu amante Murray, nome com o qual gravou seu primeiro filho, William J. Murray.
Madalyn Murray formou-se na Universidade de Ashland, no estado de Ohio. Em 1952, concluiu a licenciatura em direito na Escola Universitária de Direito do Sul de Texas, porém suspendeu o diagnóstico da ordem dos advogados, e nunca exerceu o certo. Em escritos posteriores para a agregação que fundou assinava como “Dra O’Hair”, por ventura pra se atribuir à sua formação acadêmica em correto, considerada por alguns como um doutorado jurídico. Em 16 de novembro de 1954, deu à claridade a seu segundo filho, Jon Garth Murray. Neste ponto, algumas fontes mostram que assistiu a reuniões do Partido Socialista dos Trabalhadores em 1957, quando ainda morava em Baltimore com seus filhos, pais e um irmão. Nessas fontes, diz-se também que, em 1959, solicitou a cidadania soviética.
- Singles: “The Way It’s Going Down”, “Blaq Supaman”, “Fly Like An Eagle”
- trinta e nove semanas de prestação
- 2002: “Não chores por mim, Argentina”
- Almas gêmeas (19 de junho de 1972)
- Não Sejas Assim
- 3 Tema musical
- MVP: Escolhe o melhor de sempre do jogo
De cada forma, seria adequado botar em dúvida essa história porque por dezessete anos, ele trabalhou como assistente social em um psiquiátrico de Baltimore e, em 1960, era supervisora no Departamento Público de bem-Estar da cidade. Parece insuficiente possível que alguém com antecedentes de Murray aceder a um posto de tais características. Em 1960, saltou para a fama depois de demonstrar uma queixa contra o Sistema Público de Educação da cidade de Baltimore (Murray vs. Bill tivesse que participar das leituras da Bíblia, que naquela data eram comuns nas escolas e que Madalyn considerava inconstitucional.
No modo, alegou que a recusa de teu filho para participar das leituras havia conduzido a que os seus companheiros agredieran a criança, agressões que haviam sido deliberadamente ignorados pela administração do centro. A busca chegou ao Supremo Tribunal federal, em 1963, depois que fora consolidada com um recurso parelho: O caso da instituição do distrito de Abington contra Schempp. O Supremo Tribunal federal votou a favor de Murray, por oito votos em prol e um contra), o que tornou definitiva a proibição de orações e leitura da bíblia nas escolas públicas dos Estados unidos.
a Partir nesse momento, Murray costumava impor-se a si mesma como líder do movimento pra eliminação da oração nas escolas públicas. No entanto, como teu filho William, posteriormente, apontaria, naqueles dias, havia diversas demandas aproximados que estavam sendo ouvidas no Tribunal Supremo, a tua, só teve a particularidade de ser a primeira a obter uma sentença transitada em julgado. Em 1963, Madalyn Murray deixou Maryland depois de, teoricamente, agredir vários agentes de polícia de Baltimore, que foram a tua residência em busca da namorada de seu filho Bill (um menor que havia fugido de moradia).
o Seu pedido era que se proibisse que os astronautas norte-americanos, funcionários públicos do governo – fizeram ostentação em público de suas crenças religiosas, no entanto a Corte Suprema de Justiça, rejeitou o caso, por uma questão jurisdicional. No decorrer do resto de tua vida, de imediato Madalyn O’Hair, desafiou todas as autoridades religiosas e debateu publicamente com inúmeras figuras públicas a respeito de diversas perguntas.