É Possível Que O Capitalismo Sustentável?

É Possível Que O Capitalismo Sustentável? 1

É possível que o capitalismo sustentável? Neste post, analisa-se uma evidência relativa a esta questão, enfatizando alguns dos diferentes conceitos de “sustentabilidade” colocados pelos verdes e pelo setor empresarial. Is possible sustainable Estado? In this article a relative evidence to this question is analyzed, doing emphasis in some of the different concepts of “sustainability” raised by the Green ones and the enterprise setor.

Há poucas expressões tão vagas como as de “capitalismo sustentável” e outros conceitos associados, como “agricultura sustentável”, “emprego sustentável da energia e dos recursos” e “desenvolvimento sustentável”. Esta ambiguidade percorre a maior parte dos principais discursos contemporâneos a respeito da economia e o recinto: relatórios governamentais e das Nações Unidas, procura acadêmica, jornalismo popular e raciocínio político “verde”. Isso leva várias pessoas a discutir e a publicar sobre a “sustentabilidade”: a frase poderá ser usada pra significar quase cada coisa que pretender, o que constitui parcela de teu apelo.

Existe, acaso, alguém no teu ideal juízo que possa opor-se à “sustentabilidade?” O sentido mais elementar de “sustentar” é “apoiar”, “manter o curso” ou “conservar um estado de coisas”. O que um gerente corporativo, ministro das finanças ou um funcionário internacional a cargo da preservação do capital e de tua acumulação ampliada rejeitaria assumir como próprio o sentido? Outro motivo é o de “fornecer bebida e alimento, ou de meios de existência”. O que trabalhador urbano mal pago, ou o que, camponês sem terra, rejeitaria esse motivo?

E outra descrição é a de “preservar sem ceder”. Estamos em presença de uma briga em escala mundial por determinar como serão determinados e utilizados o “desenvolvimento sustentável” ou o “capitalismo sustentável” no discurso sobre a riqueza das nações.

Isso quer dizer que a “sustentabilidade” é, antes de tudo, uma pergunta ideológica e política, antes de ser um problema ecológico e econômico. Há um quarto sentido pra “aguentar”: o que se expõe à “sustentabilidade ecológica”, ainda que há insuficiente acordo entre os cientistas da ecologia em relação ao significado preciso dessa frase.

  • Quatro Reforma do setor elétrico, 1982: o bem-sucedido paradigma de Chile
  • usuários
  • Índios: 160 conhecidos na Tola e Atacames
  • oito Cidade capital
  • 3 Mudança do papel da Universidade pela nação guatemalteca
  • 2/03/2015 – anna

Estas ambiguedades se acentuam no momento em que os botânicos ou os verdes combinam as dimensões económica e social com a biofísica, e debatem sobre a “sustentabilidade” de ecossistemas ou regiões inteiras. Na localidade da baía de Monterey, Califórnia, por exemplo, a excessiva extração de águas subterrâneas tem feito apagar o grau dos aquíferos. Esta causou salinização, devido à água do mar, o que, por tua vez, ameaça a viabilidade da agricultura. Em termos económicos, não, se a localidade importa água. Efetivamente, a água importada podes respirar a existência nova pra agricultura lugar e ao desenvolvimento industrial, comercial e residencial.

Se define-se “sustentar” destas 4 maneiras, a resposta passageiro à pergunta: “como é possível o capitalismo sustentável?” é não, e a longa, é, possivelmente não. Esse episódio examina uma evidência relativa ao dificuldade do “capitalismo sustentável”, com ênfase em alguns dos diferentes conceitos de “sustentabilidade” colocados pelos verdes e pelo setor empresarial.

A evidência colabora a idéia de que o capitalismo não é sustentável do ponto de vista ecológico, apesar de a recente avalanche de palestras a respeito “produtos verdes”, “consumo verde”, “florestal seletiva”, “agricultura de baixa insumos” e outros. Durante a campanha pela Presidência dos Estados unidos em 1992, nenhum dos 3 principais candidatos fez do “local”, um tema expressivo.

Os governos estaduais e locais desprezam o ambiente em sua briga pra trazer capital escasso. Pela legislação federal se torna mais estreita a descrição de “úmidos”, ao igual que a de “espécies em perigo”. A saúde ocupacional e a preservação da segurança do trabalho são saboteadas.

Se mercantilizan mais os parques nacionais e estaduais, pela capacidade em que os gerentes buscam maneiras de obter benefícios. Pela maior parte dos países, os partidos verdes continuam a ser pequenos ou comprometem suas posições na política recinto ou nacional.